APAS SHOW 2024

EVENTOS

Pipeline

5/13/20242 min read

Na última semana estivemos presente na hashtag#Apas Show 2024, conhecida como a maior feira supermercadista do mundo, que neste ano teve como tema “Além dos Alimentos”.
E além da Feira, também participamos de algumas palestras do Congresso Apas, com o tema “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje...”
Tivemos conteúdos riquíssimos, com temas atuais e vários insights como os que destacamos abaixo:

· Self-checkout: eficiência e experiência

Segundo Andrea Bell – VP WGSN (que realizou a Palestra: Cenários do Futuro do Varejo) esta inovação tão replicada no Brasil se tornou um inconveniente nos EUA devido a alta taxa de crimes e também pela necessidade de interação humana.
Ela inclusive frisou a importância de implantação de “lojas híbridas” com o uso de larga escala de tecnologias, porém também atentando para o fato da interação humana ainda ser um princípio básico no Varejo.

Já para
hashtag#Sarracini – VP Comercial e Logística do Grupo hashtag#Savegnago - a instalação desses equipamentos nas loja foi visto como uma incremento na experiência do cliente e não como recurso para redução de despesas, como foi amplamente “pregado” e praticado no Brasil. Sarracini inclusive destacou a importância da análise da maturação de toda tecnologia desenvolvida e a aderência do cliente, para decisões mais assertivas. E que esse era um caso típico de “ir contra a maré” aumentando o quadro de colaboradores para o resultado esperado de satisfação do cliente.

Foi o caso também do Grupo Koch, com o destaque de Bruna Koch – Ger. De Inovação e Desenvolvimento do Grupo Koch - destacando que não houve arrependimento nas instalações dos self-checkouts nas lojas e que foi um modelo de adaptação assertivo proporcionando agilidade e conveniência. E ainda, que o fato de terem se antecipado a muitos concorrentes na instalação dos equipamentos hoje podem proporcionar experiências melhores aqueles que necessitam de agilidade e redução de atrito.

Como podemos verificar, temos ainda um caminho a percorrer no uso das tecnologias aplicadas e a experiência do cliente. Precisamos entender os movimentos e as necessidades para que consigamos proporcionar uma Jornada de Compra mais assertiva quanto aos anseios do público-alvo.
Mas, estamos no caminho...

“Ser pioneiro pode ser perigoso, mas ficar sem acompanhar a tecnologia é mais perigoso ainda”. Bruna Koch

#varejo hashtag#expansão hashtag#apas hashtag#congressoapas hashtag#apas2024 hashtag#retail hashtag#selfcheckout hashtag#tecnologia hashtag#inovação hashtag#projeto hashtag#gerenciamentodeprojetos hashtag#gerenciamentodeobras hashtag#planejamentoecontrole hashtag#gruposavegnago hashtag#grupokoch